Chegou a vez dos projetos que fomentam as cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade receberem apoio financeiro para potencializar suas atividades. Por isso, se você trabalha com Castanha do Brasil, Babaçu, Açai, Pequi, Cumbarú, Sementes Florestais, Borracha natural, leite, produtos extrativistas, produtos florestais não madeireiros, fruticultura, culturas perenes e apicultura, atenção! Entre os dias 18 março a 17 abril de 2022, o Programa REM MT vai estar realizando uma chamada de projetos, por meio de uma manifestação de interesse, onde serão destinados recursos a partir de R$300.000 para cada construção de projetos, totalizando R$23,5 milhões.
Vale ressaltar que a chamada não se restringe só aos produtos da sociobiodiversidade. Também podem participar projetos que envolvam outras cadeias produtivas, apoiadas pelo Subprograma AFPCT, do REM MT, como a cadeia do leite, produtos extrativistas, produtos florestais não madeireiros, fruticultura, culturas perenes e apicultura.
“Os produtos do extrativismo são prioritários, pois são os que mais contribuem com a manutenção da floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram renda às famílias. Mas, isso não impede que as organizações manifestem interesse em outras culturas, como as cadeias de valor do leite, café, cacau, banana, citrus, cultivos perenes, apicultura e meliponicultura”, enfatiza Marcos Balbino, coordenador do Subprograma AFPCT, do REM MT.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar da iniciativa, organizações formalizadas ou grupo de produtores com representação comprovada junto aos beneficiários finais (agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais ou povos indígenas localizados em Mato Grosso).
Agricultura segura castanhas nas mãos. Crédito: REM MT
COMO PARTICIPAR
As organizações socioambientais interessadas em participar devem preencher um formulário e enviar as Manifestações de Interesse ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade até o dia 17 de abril de 2022. As organizações selecionadas vão receber o apoio de consultores para elaborar um Plano de Gestão de Cadeia de Valor da Sociobiodiversidade (PGCdV). Depois destas etapas, a organização vai começar a receber os recursos e terão suas atividades acompanhadas.
“O REM MT buscou ao máximo simplificar essa nova chamada, para que os pequenos também possam participar. A Manifestação de Interesse é um formulário bem simples, justamente com esse intuito de envolver as associações que trabalhem com os produtos da socieodiversidade”, reforça o gestor.