1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. Oficina promove atividades para potencializar as ações do REM e da Empaer no campo

Notícias

Oficina promove atividades para potencializar as ações do REM e da Empaer no campo

Coordenadores do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros) e técnicos extensionistas da Empaer-MT se reúnem durante os dias 9, 10 e 11 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, para a oficina “Avaliação dos Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural”. Financiada pelo REM MT, a qualificação tem como objetivo traçar um plano de trabalho que alinhe as ações de extensão rural aos objetivos sustentáveis do REM MT. 

O coordenador do Subprograma de Agricultura Familiar de Povos e Comunidades Tradicionais (AFPCTs) do REM MT, Marcos Balbino, detalha que as atividades desenvolvidas no encontro têm como principais beneficiadas as famílias rurais, no sentido de melhorar sua renda e qualidade de vida.

“O foco aqui é que os técnicos da Empaer consigam compreender todos os projetos inseridos nos subprogramas PIMS e AFPCTs do REM, que estão sob responsabilidade da empresa, bem como os ajustes que precisam ser feitos nas metodologias e nos cronogramas das atividades, para que os projetos possam atingir resultados de impacto junto aos beneficiários do programa REM”, sintetiza.

O PIMS citado por Marcos é o Subprograma de Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis, que é coordenado por Daniela Melo. Ela também entende que a oficina é uma oportunidade para a Empaer “revisitar o trabalho do PIMS e entender as atividades que ainda não foram executadas, bem como adaptar essas atividades dentro do orçamento que o subprograma tem”. 

O extensionista da Empaer, Nivaldo Coelho, destaca que já ocorreram avanços importantes na extensão técnica rural do Estado, a partir do apoio do REM MT, principalmente na parte de conservação ambiental. No entanto, pondera que é preciso uma articulação institucional para garantir acesso a créditos de financiamento aos produtores. 

“O Programa REM é muito bom e moderno, possui toda essa visão de produção com sustentabilidade que vai ao encontro com as urgências climáticas do mundo. Porém, o produtor precisa ser estimulado para comprar essa ideia da sustentabilidade. É aí que entram as parcerias com os agentes financeiros, que podem ser articuladas pelo REM, com objetivo de garantir que os recursos cheguem com mais facilidade na ponta”, avalia o extensionista que trabalha na Empaer há 35 anos.

Técnicos da Empaer e coordenadores do REM MT traçam novas estratégias para alcançar as metas dos projetos de assistência e extensão rural junto às famílias do campo


Ao todo o Programa REM investe cerca de R$20 milhões em diferentes projetos laboratoriais e de assistência técnica e extensão rural que são desenvolvidos pela Empaer nas regiões Norte (Portal da Amazônia), Baixada Cuiabana e Noroeste do estado. Os projetos são desenvolvidos em propriedades rurais que trabalham com a pecuária leiteira e de corte, fruticultura e cultivos perenes. 

O evento conta com a consultoria da Gopa, instituição da Alemanha contratada para auxiliar no desenvolvimento dos projetos financiados pelo REM.  

Compartilhe