O REM MT já investiu mais de R$ 150 mil em recursos para contribuir com o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) no combate ao desmatamento, incêndios florestais e invasões a territórios indígenas em Mato Grosso. Os dados foram levantados pelo Subprograma Territórios Indígenas (STI), do REM MT.
“Essa parceria interinstitucional é importante na missão de conservação dos ecossistemas florestais nos territórios indígenas, é importante para mantermos a floresta em pé”, destaca Marcos Ferreira, o coordenador do STI.
O Programa tem buscado atender às sete regionais da Funai no estado, por meio de diferentes ações, que envolvem cursos de capacitação, compra de equipamentos e aquisições de diárias para atuação em campo.
Na parte tecnológica, por exemplo, a Funai já recebeu 5 computadores e notebooks, com processadores de última geração, que têm aumentado o poder de fiscalização nas regionais Xingu, Ji Paraná, Xavante e Ribeirão Cascalheira. Ao todo, o investimento é de R$ 39, 5 mil. Juntas, essas regionais são responsáveis por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de mais de 30 povos indígenas, entre eles, os Xavante, Mehinako, Arara, Zoró, Kalapalo, Kamayura e os Kuikuro.
Outra parceria importante tem sido a aquisição de diárias, que tem fortalecido as ações de fiscalização em campo dos agentes dos órgão indigenista. Nesse sentido, o REM MT já desembolsou R $106 mil para apoiar esse trabalho da Funai.
“Estamos fortalecendo as Coordenações Regionais com alguns equipamentos, que estão sendo adquiridos pelo Programa REM MT, para apoiar as ações que os indígenas desenvolvem e necessitam desse suporte da Funai local. São drones e câmeras de fotografia noturna para monitoramento territorial, fiscalização e controle do desmatamento. Também recebemos laptops que servem para as equipes locais darem o apoio necessário às diferentes atividades que ocorrem nas aldeias”, frisa Carolina Delgado de Carvalho, indigenista na Coordenação Regional da Funai Cuiabá.
A parceria entre os dois órgãos também é destacada pelo presidente substituto da Funai nacional, Cesar Augusto Martinez. Em ofício encaminhado ao REM MT e ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o gestor ressaltou a importância dos recursos do Programa, visando o fortalecimento das coordenações regionais da Funai.
Com os recursos, Martinez detalha que os agentes do órgão receberão, cada vez mais, equipamentos que apoiarão a realização das atividades técnicas dos Serviços de Gestão Ambiental e Territorial (SEGATs), que atuam com as temáticas de gestão ambiental, etnodesenvolvimento e proteção territorial, afetas ao Programa REM MT”, diz trecho do documento.
Por Marcio Camilo
REM MT