Foto: Governo do Estado de Mato Grosso
Conservação da Vegetação Nativa e das Bacias Hidrográficas
BIOMA
Amazônia, Pantanal e Cerrado
Estado de Mato Grosso
ÁREA DE ATUAÇÃO
VALOR APOIADO
R$ 2.289.957,04
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL
SEMA e MPE
DESCRIÇÃO
Reconhecendo a importância do conhecimento do estado de conservação das florestas e das bacias hidrográficas do estado do Mato Grosso, o Programa REM MT contribuiu na contratação de consultorias especializadas para a realização de estudos de vegetação nativa do estado e do diagnóstico das Bacias Hidrográficas do Mato Grosso.
Foto: Sema MT
Monitoramento da vegetação nativa (Mapa de vegetação primária de MT)
A elaboração do Mapa de Vegetação Primária de Mato Grosso com ampliação da escala de 1:1000.000 (RADAM Brasil) para a escala 1:250.000, contempla informações atualizadas da flora do estado e de classificação das tipologias. Estes estudos de flora e recuperação da vegetação, bem como a definição das tipologias são úteis para as definições das diretrizes do Zoneamento do Estado e servem para o cálculo de Reserva Legal, entre outras aplicações, fortalecendo a implementação de políticas públicas correlatas. O estudo é uma iniciativa do Diagnóstico Sócio-Econômico-Ecológico do Estado, no âmbito da Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Sema MT
Diagnóstico ambiental das bacias hidrográficas de MT
O mapeamento de informações sobre o meio físico, biótico e socioeconômico, além de danos ambientais existentes na abrangência territorial das 13 Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica (PJBH). O referido diagnóstico subsidiará os Promotores de Justiça e sua equipe na defesa dos recursos hídricos no território da PJBH, bem como da vegetação protetiva das águas.