Acordo em Separado foi assinado como parte das ações de monitoramento realizadas pelos financiadores do Programa
Nesta segunda-feira (15), o governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta, se reuniu junto à representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), do Programa REM MT, dos governos da Alemanha e Reino e do Instituto PCI, para realizar a assinatura do Acordo em Separado para a execução da Fase 2 do Programa REM MT.
A reunião fez parte da programação da Missão de Monitoramento do REM MT, realizada por representantes da Alemanha e do Reino Unido, que são os financiadores internacionais do Programa, que integra a Unidade de Programas e Projetos Internacionais da SEMA.
Durante a reunião, Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Estado em continuar as ações em prol da preservação ambiental e parabenizou o trabalho executado pelo Programa REM MT. “Tivemos nesse ano a maior redução de toda a história no desmatamento ilegal no Estado e vamos continuar assim com essa mesma energia. Quanto ao Programa REM e aos parceiros da Alemanha e Reino Unido, muito obrigado. Temos uma equipe de pessoas muito comprometidas em aplicar bem esses recursos para preservar, produzir e também incluir os povos originários”, destacou Pivetta.
Secretário de Estado de Meio Ambiente em substituição, Alex Marega, governador em exercício, Otaviano Pivetta e Gerente do KfW, Klaus Köhnlein assinam Acordo em Separado – Foto: Priscila Soares / Programa REM MT
O Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW, Klaus Köhnlein, que representa o governo da Alemanha, garantiu repasse dos recursos para a continuidade do Programa REM pelos próximos cinco anos. “Temos uma programação para trabalhar por mais cinco anos, com uma boa perspectiva e esperamos que o Estado também consiga captar outros recursos”, disse Klaus.
Além da assinatura do Acordo em Separado, foi realizada também uma reunião na Sema com a presença da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Secretaria de Estado Agricultura Familiar (SEAF), Ministério Público, Empaer, Cooperação Técnica Internacional (GIZ), Instituto PCI, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
ATUAÇÃO
O Programa REM MT já atendeu 144 organizações sociais, incluindo 114 associações ou cooperativas. Entre os beneficiados estão 603 aldeias, onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses e mais de 30 mil pessoas foram atendidas.
Foram investimentos R$ 38 milhões na modernização das ações de combate ao desmatamento ilegal e à integração das instituições de fiscalização. Como resultado, houve um aumento de 185% nos flagrantes e de 400% nas autuações ambientais.
Por Priscila Soares (REM MT)