1. Home
  2. »
  3. News
  4. »
  5. Comitiva do Reino Unido e Alemanha se impressionam com resultados de conservação do Programa REM…

News

Comitiva do Reino Unido e Alemanha se impressionam com resultados de conservação do Programa REM MT 

Um movimento de sinergia, de cooperação em prol da floresta em pé e de fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais. Assim define as apresentações dos resultados da Fase 1 do Programa REM MT, que há 4 anos se dedica à conservação ambiental de Mato Grosso.

Os resultados foram apresentados durante a Missão de Monitoramento do KfW, que ocorreu entre os dias 06 e 12 de julho, para os representantes dos governos da Alemanha e Reino Unido, que financiam o programa. Ao todo, 4 subprogramas integram o REM: Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, Territórios Indígenas, Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis e Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes.

A Missão conta com a presença da Encarregada de Negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, do Klaus Köhnlein, Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW, e de uma comitiva de especialistas. O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e demais autoridades do meio socioambiental do Estado também participaram de algumas programações.

Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do banco alemão KfW, Klaus Köhnlein (Foto: REM MT)

O Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do banco alemão KfW, Klaus Köhnlein, relata que, desde o momento de assinatura do financiamento do programa, o REM MT avançou muito.

“Estamos muito impressionados com os avanços obtidos nos últimos anos. Assinamos os contratos em 2017, então já estamos no quinto ano de implementação, e para nós e os doadores do Reino Unido é muito importante vir aqui conhecer a realidade e como o recurso está chegando nos territórios e comunidades”, aponta o representante do banco alemão.

Ao ver os resultados dos 4 subprogramas, Klaus observa que o que mais chama atenção é perceber como eles fizeram a diferença na vida dos beneficiários atendidos, além de desenvolver a sustentabilidade no estado.

“Notamos uma diferença entre as áreas onde o programa tem atividades e as áreas que estão fora do programa, então estamos bastante confiantes de que esse programa faz bastante diferença na vida das pessoas, além de também manter a floresta em pé, que hoje está muito ameaçada”, pontua Klaus.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar e Produção Rural, Clóvis Cardoso, participou das apresentações e levantou que o programa teve importante participação no desenvolvimento da agricultura familiar de Mato Grosso.

“É impossível pensar no desenvolvimento da agricultura familiar sem planejamento. E o REM fez exatamente isso. Logicamente que houve problemas, mas os resultados apresentados até agora foram magníficos. Estive presente em algumas unidades produtivas no que refere a agricultura familiar e vi o desenvolvimento de famílias que antes nada produziam, e hoje estão produzindo renda. E o que mantém o trabalhador na terra, é a renda e estão obtendo isso graças ao programa REM MT”, afirma o secretário.

Os frutos da Fase 1 do REM MT

“Está colhendo frutos”, disse o secretário executivo do Meio Ambiente, Alex Marega, sobre as apresentações do REM MT. “Mato Grosso vem há algum tempo trabalhando para ser um estado sustentável, por isso que estamos empreendendo de uma maneira bem firme no combate ao desmatamento ilegal, no combate aos incêndios, trazendo uma forma de produzir mais sustentável para o setor produtivo do estado”, avalia Alex.

A coordenadora geral do REM MT, Ligia Vendramin, também comenta que a finalização da Fase 1 é um momento de colheita de resultados e de saldos positivos.

“Esse momento em que vivemos, é um momento de colheita, nós começamos a colher. É quando a gente consegue enxergar um pouco melhor as possibilidades de sinergias no campo. O programa tem 4 subprogramas, sendo um voltado ao controle e combate ao desmatamento e os outros 3 voltados para manutenção e apoio à floresta em pé. Temos estratégias que olham pros povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares, povos indígenas e médios produtores, de diferentes cadeias no estado. A forma de trabalhar isso vai desde estímulo ao fortalecimento de cadeias produtivas ao fortalecimento das condições de vida em territórios tradicionais e manutenção da cultura”, detalha a coordenadora sobre os 4 anos de trabalho do REM MT.

 Ligia Vendramin, Coodenadora Geral do Programa REM MT.(Foto: REM MT)

REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2004-2014).

Por meio de 4 subprogramas – Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, Territórios Indígenas, Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis e Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes – o REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas, e fomenta iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir emissões de CO² no planeta.

Compartilhe