1. Home
  2. »
  3. Fortalecimento Institucional
  4. »
  5. Capacitação fortalece as ações conjuntas entre Sema e Polícia Civil no combate ao desmatamento

News

FORTALECIMENTO

1 de October de 2025

Capacitação fortalece as ações conjuntas entre Sema e Polícia Civil no combate ao desmatamento

Com apoio do Programa REM MT, workshop promove nivelamento operacional e segurança em ações conjuntas de fiscalização ambiental em Mato Grosso

Fiscais da Sema e Polícia Civil integram forças em workshop contra o desmatamento - Foto: Divulgação

O Programa REM MT promoveu mais uma capacitação de agentes públicos que atuam no combate ao desmatamento em Mato Grosso. O Workshop de Nivelamento Operacional para Fiscalização Ambiental, uniu as equipes da Superintendência de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) e representantes da Polícia Civil, nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro. 

O workshop foi ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso (CORE), com o objetivo de Capacitar os fiscais da SEMA na atuação integrada com a CORE durante ações de fiscalização ambiental, promovendo segurança, maior engajamento e planejamento e auto-suficiência em ambientes rurais.

As atividades de capacitação contaram com a experiência dos agentes de segurança, que atuam em operações especiais, patrulhamento rural, planejamento operacional e sobrevivência em ambiente rural. O Investigador Bruno Monti falou sobre o foco da capacitação: “A Sema nos convidou e nos deixou muito honrados em participar desse workshop que tem como objetivo principal, nivelar o conhecimento e o padrão de operações e procedimentos para os fiscais da Sema, juntamente com as equipes operacionais da Polícia Civil, para que estejam cada vez mais conectados, aumentando assim o nível de segurança e eficiência nas ações em parceria”.

Workshop de nivelamento amplia eficiência das operações de combate ao desmatamento – Foto: Divulgação

Alguns dos conteúdos abordados durante a capacitação foram a atuação de organizações criminosas nos crimes ambientais e os fundamentos básicos de conduta de escolta em áreas hostis. O Delegado Adjunto da CORE, Pablo Carneiro, explicou que as organizações criminosas atuam nos crimes ambientais extorquindo produtores para repassar percentuais de operações e atuando de maneira presencial, praticando crimes ambientais de desmatamento, operando em garimpos e utilizando criação de gados para lavagem de capitais.

“Trouxemos uma palestra sobre as organizações criminosas presentes no estado de Mato Grosso e a articulação dessas organizações com os crimes ambientais. Nós percebemos durante a palestra, pelo relato dos participantes, que é real a participação dessas organizações nos crimes ambientais, seja para praticar lavagem de capitais, seja para explorar também essas atividades em conjunto com as demais atividades ilícitas perpetradas por essas organizações”.

Além dos conteúdos teóricos, o workshop também realizou uma atividade prática de sobrevivência no campo, como explicou o Investigador Bruno Monti: “Vamos trabalhar diversas técnicas de orientação e navegação e noções de sobrevivência em área de mata, para que em casos de emergência durante as fiscalizações, toda a equipe (fiscais, DEMA, CORE), possam agir com segurança e voltar com segurança para casa”.

Capacitação conjunta eleva preparo de fiscais em ações ambientais no estado – Foto: Divulgação 

APOIO DO PROGRAMA REM MT

O Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes é um dos eixos centrais do Programa REM MT, que busca fortalecer as instituições que atuam no combate e prevenção ao desmatamento em Mato Grosso. O Analista de Meio Ambiente e Coordenador de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, Thiago Queiroz, falou da importância da capacitação para os fiscais: “Agradeço ao Programa REM por organizar esse curso de extrema importância para as ações de fiscalização e melhoria, voltado ao comportamento dos fiscais e as questões de segurança no ambiente hostil que é fiscalização”.

O apoio dado pelo Programa aos agentes de segurança também é fundamental, como destaca o Investigador Bruno Monti: “O apoio do Programa REM MT é fundamental e indispensável, porque facilita a interação entre Sema e Polícia Civil. O Programa facilita com investimentos, proporcionando cursos, capacitações e equipagem de materiais para as equipes, para que possam trabalhar cada vez mais com segurança e eficiência nas ações”. 

Para ampliar ainda mais essa capacitação e alcançar outras equipes de trabalho, já está prevista uma nova edição desta capacitação, que será ofertada para as Diretorias de Unidades Descentralizadas da Sema.

A realização do Workshop de Nivelamento Operacional para Fiscalização Ambiental é uma estratégia importante na articulação e fomento à cooperação entre as instituições que atuam no combate ao desmatamento no estado. Por meio dessas capacitações, os agentes públicos podem exercer o seu papel de fiscalização com maior segurança e efetividade. 

Integração e segurança marcam treinamento de fiscalização ambiental em MT – Foto: Divulgação 

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. 

Na fase I do Programa REM MT, foram apoiados 155 projetos, beneficiando 131 organizações sociais, entre elas, 104 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as mais de 500 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 108 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 44 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.  

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).

Por: Por Priscila Soares (REM MT)

Leave a Reply

Compartilhe