1. Home
  2. »
  3. News
  4. »
  5. Programa REM MT fortalece infraestrutura do Laboratório de Tecnologia da Madeira do INDEA

News

Programa REM MT fortalece infraestrutura do Laboratório de Tecnologia da Madeira do INDEA

INDEA auxilia no combate a exploração e comercialização de madeira ilegal 

O Programa REM MT, por meio do Subprograma Fortalecimento Institucional e de Políticas Públicas (FIPPE), destinou cerca de R$275 mil ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) para a aquisição de mobiliário e equipamentos para o Laboratório de Tecnologia da Madeira do instituto. 

A iniciativa visa melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos serviços oferecidos pelo laboratório. Os recursos foram utilizados para a compra de móveis planejados, cadeiras e eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado e outros itens que promovem um ambiente de trabalho mais funcional e confortável para a equipe, além de beneficiar diretamente a  qualidade do atendimento prestado pelo laboratório.

O INDEA desempenha um papel fundamental na cadeia da madeira, atuando como um elo entre a certificação da identificação da madeira que está sendo comercializada e o consumidor final. No laboratório são realizadas análises laboratoriais de amostras, perícias técnicas em lotes de madeiras apreendidas e outros estudos técnicos, emissão de boletins e notas técnicas relacionados a identificação de madeiras.

Trabalham no laboratório uma equipe composta por oito profissionais, sendo dois engenheiros florestais e seis técnicos. O engenheiro florestal Marcos Antônio Couto Campos, responsável pelo espaço, explicou a relevância dos serviços executados pelo laboratório: “Desenvolvemos  o apoio técnico aos servidores que prestam o serviço de certificação de madeiras no posto de identificação do INDEA, localizado no Distrito Industrial de Cuiabá. Também atendemos instituições como delegacias, a SEMA, a Politec, demandas policiais para verificação de madeiras em alguns lotes, além de demandas da sociedade com laudos de identificação de madeiras”.

A renovação do espaço traz impactos diretos na eficiência da equipe e na recepção dos parceiros no local. Marcos Antônio destacou: “Os móveis, além de trazerem um ambiente mais moderno, proporcionam conforto aos servidores e a clientela. O apoio do REM na compra de móveis e equipamentos de informática facilitou muito os trabalhos prestados à sociedade”.

O coordenador de Defesa e Tecnologia Florestal do INDEA, Artur Luciano Venturi, reforçou a importância da parceria com o Programa REM MT: “Nós enquanto INDEA, enquanto a coordenadoria do laboratório só temos a agradecer ao REM pelo apoio que tem nos dado em todo esse tempo. O laboratório passou por uma grande reforma com recursos do INDEA, mas precisávamos da mobília. O REM foi essencial, fornecendo toda a estrutura necessária. Isso não só melhora a operação, mas também traz conforto aos servidores”.

Uma das salas do laboratório que recebeu móveis planejados e equipamentos com recursos destinados pelo Programa REM MT – Foto: Fernanda Fidelis/Programa REM MT

PARCERIAS FORTALECEM O COMBATE AO DESMATAMENTO

Além de atender demandas técnicas, como o treinamento de servidores que atuam na fiscalização da madeira, o laboratório atua no combate ao desmatamento ilegal e na garantia da legalidade do comércio de madeira. O coordenador destaca como o trabalho em conjunto com outras instituições fortalece as ações do INDEA: “Trabalhamos com apoio técnico na identificação botânica das madeiras, em ações conjuntas com a SEMA de combate ao desmatamento ilegal, com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA), com a Polícia Rodoviária Federal, atendemos demandas do Juizado Volante Ambiente (Juvam) na emissão de laudos técnicos em lotes de madeira apreendida e com a Politec, onde temos troca de informações”.

A certificação realizada pelo laboratório assegura que o comércio de madeira siga os parâmetros legais, contribuindo, de forma indireta, para a preservação das florestas: “Nosso trabalho garante que o acordo comercial seja cumprido. Indiretamente, isso reflete no combate ao desmatamento ilegal, incentivando que produtores e comerciantes sigam a legalidade na exploração e comercialização da madeira”, explica Venturi.

O apoio ao laboratório do INDEA é mais uma ação do Programa REM MT em busca de promover a preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis no estado. Essa parceria reforça a importância de unir esforços em prol da conservação das florestas de Mato Grosso e do desenvolvimento sustentável.

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .

Por Priscila Soares (REM MT)

Compartilhe
cadeia da madeira desmatamento ilegal Mato Grosso preservação ambiental Programa REM MT sustentabilidade