1. Home
  2. »
  3. News
  4. »
  5. Programa REM MT viabiliza 20 mil mudas para ações de plantio do Programa Verde Novo

News

Programa REM MT viabiliza 20 mil mudas para ações de plantio do Programa Verde Novo

Nova ação de plantio já está marcada para o próximo sábado (09)

O Programa REM MT viabilizou a doação de 20 mil mudas de árvores nativas, incluindo espécies frutíferas, ao Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. As mudas foram doadas em parceria com o Grupo Lauf, que produz mudas para recuperação florestal de seus territórios.

Com essa doação, a próxima ação de plantio de 400 mudas já está marcada para acontecer em Cuiabá, no próximo dia 09 de novembro, no trevo do Terminal Rodoviário de Cuiabá Eng. Cássio Veiga de Sá, às 07h30. Toda a comunidade está convidada  a participar da ação em conjunto com a  equipe do Programa REM MT e voluntários.

A coordenadora do Programa REM MT, Ligia Vendramin, comentou sobre o apoio: “O Programa REM MT aderiu ao Verde Novo não só com apoio financeiro para aquisição de mudas e o trabalho de plantio, mas também na divulgação da iniciativa, haja vista o momento que estamos vivendo e a importância de arborizar Cuiabá para melhorar a qualidade de vida da população. Para o Programa REM, que lida com redução de emissões de gases de efeito estufa e com mitigação das mudanças climáticas, foi uma iniciativa totalmente complementar ao que a gente faz. Por isso, nos engajamos em busca de dar amplitude e escala para esse trabalho”.

O Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso que desde 2017 atua na mobilização da sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.

População pode participar da ação de plantio que será realizada no próximo sábado (09) – Foto: SEMA-MT

PARCERIA FIRMADA

Em fevereiro deste ano, o Programa REM MT e o  Verde Novo realizaram o plantio de 2.500 mudas de árvores no entorno da Arena Pantanal. O objetivo da parceria entre os programas é  o plantio de 300 mil mudas na Capital nos próximos 5 anos, e fortalecer o trabalho de arborização da cidade.

A engenheira florestal e profissional sênior do REM MT, Leonora Goes, explicou os benefícios do plantio de árvores: “O benefício  das árvores na cidade ocorre de várias maneiras, começando pelo sombreamento. Nas áreas urbanas, o calor é absorvido e retido pelo asfalto e concreto. Quando temos as copas das árvores fazendo uma barreira a luz solar direta, bloqueamos a exposição direta e isso ajuda a reduzir a temperatura. No processo de fotossíntese, elas também ajudam na absorção de dióxido de carbono (CO2), um gás que contribui para retenção do calor na atmosfera, sem falar que elas também promovem a filtragem do ar, removendo partículas de poeira e outros tipos de poluentes”, explica Leonora. 

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .

Por Priscila Soares (REM MT)

Compartilhe
árvores cerrado cuiabá floresta Mato Grosso mudas preservação ambiental Programa REM MT reflorestamento reflorestar sustentabilidade