O Programa REM MT recebeu mais um reconhecimento, dessa vez de projeção internacional, pela sua atuação com os povos indígenas em Mato Grosso. O programa é vencedor da Brazil Conference 2026, na categoria “Servindo o Brasil”, reconhecimento concedido a servidores públicos que propõem soluções inovadoras para problemas sociais e representam suas comunidades por meio de projetos vinculados ao serviço público brasileiro.
A Brazil Conference é considerada a maior conferência dedicada ao debate sobre o Brasil fora do país. Organizada por estudantes e pesquisadores brasileiros nos Estados Unidos, o evento chega à sua 12ª edição em 2026. Na última edição, a conferência reuniu mais de 1.200 participantes e trouxe ao palco nomes de destaque como Cacique Raoni, Anderson Silva, Alex Behring, Helena Nader e Preto Zeze.
Com o tema “O Futuro do Brasil: Transformando Desafios em Progresso”, a edição de 2026, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de março, em Boston (EUA), tem como missão impulsionar lideranças do presente e do futuro, promovendo diálogo e construção coletiva de soluções para um Brasil mais justo, inovador e inclusivo.

Ligia Vendramin, coordenadora geral do Programa REM MT e servidora da SEMA/MT junto ao Cacique Raoni – Foto: Programa REM MT
CATEGORIA SERVINDO O BRASIL
A categoria Servindo o Brasil reconhece servidores públicos que desenvolvem soluções para problemas sociais e representam suas comunidades por meio de projetos vinculados ao serviço público. O objetivo é valorizar profissionais que, em sua atuação, contribuem significativamente para o bem-estar da sociedade brasileira.
Foram selecionados quatro servidores públicos em todo o país, após um processo seletivo rigoroso e competitivo, que contou com cerca de 2.500 candidatos. A seleção envolveu múltiplas etapas, incluindo análise de projetos escritos e entrevistas.
O Programa REM MT inscreveu no prêmio o trabalho desenvolvido com os povos indígenas durante a execução realizada entre 2022 e 2025, destacando a construção, o desenvolvimento e os resultados do Subprograma Territórios Indígenas, com foco na consolidação da Governança Indígena.
O servidor premiado é Marcos Antonio Camargo Ferreira, que no período atuou como coordenador do Subprograma Territórios Indígenas e atualmente coordena o Subprograma Produção Sustentável. Ele é servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT).
Durante a primeira fase do programa, o Subprograma Territórios Indígenas fortaleceu a governança indígena, ampliando o protagonismo dos povos originários na gestão territorial, na proteção ambiental e na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Para Marcos, o reconhecimento ultrapassa o mérito individual: “Estar hoje como um dos vencedores do ‘Servindo o Brasil’ é levar essa mensagem para o mundo que o serviço público brasileiro e mato-grossense é resiliente, é técnico e, acima de tudo, é humano. A ação para a proteção do nosso futuro passa necessariamente pelo reconhecimento da capacidade e do protagonismo indígenas e de populações locais. E eu tenho a honra de ser o servidor que ajuda a abrir esse caminho. Mais importante que ser um dos vencedores do ‘Prêmio Servindo o Brasil’ da Brazil Conference foi descobrir que, quando eu venci, muitos venceram comigo”, destaca.

Marcos Ferreira junto à presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), Eliane Xunakalo – Foto: Fernanda Fidelis/Programa REM MT
IMPACTO E PROJEÇÃO INTERNACIONAL
O reconhecimento do programa na Brazil Conference amplia a visibilidade internacional de uma experiência concreta de justiça climática construída em Mato Grosso. Além de celebrar trajetórias inspiradoras, o evento também fomenta o intercâmbio de conhecimento em centros de excelência global, ampliando o debate sobre políticas públicas, inovação e desenvolvimento sustentável para o Brasil.
Com a conquista, o REM MT celebra as importantes metas alcançadas durante a Fase I do programa, enquanto se prepara para avançar nas ações de proteção da floresta e desenvolvimento sustentável na Fase II, com ações ainda mais estratégicas e voltadas aos povos e comunidades tradicionais e povos originários.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase I, entre 2022 e 2025, o Programa REM MT apoiou 155 projetos, beneficiando 131 organizações sociais, entre elas, 104 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados, destacam-se as mais de 500 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 108 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 44 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).


