O Programa REM MT apoia a participação de 10 representantes de povos indígenas e de comunidades tradicionais na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
O apoio do Programa tem como objetivo ampliar a troca de experiências e fortalecer a presença de lideranças de Mato Grosso em discussões globais sobre clima, conservação e sociobioeconomia, temas centrais da agenda do REM MT.
REPRESENTATIVIDADE DOS TERRITÓRIOS
A representatividade desses povos tradicionais em um evento global sobre o clima é fundamental para contribuir com as discussões que afetam diretamente os territórios. Foram selecionados representantes de diferentes povos, biomas e comunidades do estado, reforçando o compromisso do Programa com a diversidade e a valorização dos saberes tradicionais.
Os representantes contemplados são:
- Edinalda Pereira do Nascimento (Tradicional Pantaneira)
- Elainy Togojebado de Matos Pontes (Indígena – Aldeia Meruri)
- Eliane Rodrigues de Lima (Presidente da FEPOIMT)
- Kaianaku Fogaça Kamaiurá (Indígena – Alto Xingu)
- Maria Imaculada Cambir Sant’Anna (Indígena – Aldeia Paksaba)
- Odilia Gomes Sousa Moraes Augusto (Extrativista – Taboqueana)
- Tukumaia Santanna Trumai (Indígena – Aldeia Wani-Wani)
- Soilo Urupe Chue (Indígena – Chiquitano)
- Hélio Monzilar Filho (Indígena)
- Ivo (Quilombola)
O apoio é voltado a lideranças que participarão ativamente da COP30, seja como palestrantes, moderadores(as) ou em outras formas de representação em painéis e eventos oficiais. Cada participante recebeu uma ajuda de custo, destinado a auxiliar nas despesas relacionadas à participação no evento.
Para serem contemplados, os participantes precisaram atender a critérios de elegibilidade, como: ser liderança territorial ou membro de organização de base comunitária em Mato Grosso; apresentar convite formal para participação em um painel ou evento da COP30 e possuir vínculo ou histórico de atuação em iniciativas relacionadas à conservação, sociobiodiversidade e clima.
Após o evento, cada contemplado deverá compartilhar com o Programa um relatório sobre sua participação na COP30, para que suas perspectivas e contribuições enriqueçam as discussões, as ações e as políticas desenvolvidas pelo REM MT, bem como pelas comunidades e povos que representam.
PARTICIPAÇÃO DO REM MT NA COP30
Além do apoio às lideranças, o Programa REM MT também participará ativamente da COP30, estando presente em painéis e debates oficiais durante o evento, levando a experiência de Mato Grosso na implementação de políticas de REDD+, produção sustentável e governança climática.
Entre os eventos confirmados estão:
- 13 de novembro – “Celebrando 15 anos do SISA e os Avanços dos Programas REM”
Local: Zona Verde, Casa da Biodiversidade - 19 de novembro – “Inovações e Sustentabilidade na Ação Climática de Mato Grosso”
Local: Zona Verde, Auditório Uruçu – 16h15 às 17h15 - 19 de novembro – “Governança Indígena e Ação Climática: Lições da Fase I do REM MT para a Implementação do Acordo de Paris”
Local: Zona Azul – 10h30 às 11h45 - 19 e 20 de novembro – “Recuperação Ambiental e Soluções Legais para Produtores Rurais da Amazônia”
Local: SEAF – Painel Governança e Financiamento
Entre os representantes do Programa estarão o coordenador do Subprograma Produção Sustentável, Marcos Antonio Camargo Ferreira, o coordenador do Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, Henrique Ramos e a coordenadora geral do REM MT, Lígia Vendramin.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase I, o Programa REM MT apoiou 155 projetos, beneficiando 131 organizações sociais, entre elas, 104 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados, destacam-se as mais de 500 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 108 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 44 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).



