1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. Na Dinamarca, governador destaca importância do satélite de monitoramento contratado pelo REM MT na produção…

Notícias

Na Dinamarca, governador destaca importância do satélite de monitoramento contratado pelo REM MT na produção de alimentos saudáveis

 

Em mensagem a ambientalistas e investidores, o governador Mauro Mendes citou o sistema de monitoramento via satélites do Estado como uma das principais ferramentas no combate ao desmatamento ilegal. A afirmação foi feita na conferência “Contribuição brasileira para o desafio do fornecimento de alimentos sustentáveis”, que ocorre durante esta quinta-feira (28), na Câmara de Comércio da Dinamarca. 

“Mato Grosso investiu em tecnologia com a contratação de um sistema de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, que detecta qualquer crime ambiental e emite alertas. Nosso foco é tolerância zero contra os crimes ambientais”, destacou. 

O sistema mencionado pelo governador, trata-se de um serviço viabilizado com recursos do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros), que desde 2019 vem monitorando em tempo real toda a cobertura vegetal de Mato Grosso. Só para se ter uma ideia, o monitoramento contribuiu para que o Estado reduzisse  os alertas de desmatamento em 21,7%, nos últimos 12 meses. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Secom-MT

 

Nesse sentido, Mendes acrescentou que o Estado continuará com a sua política de tolerância zero ao desmatamento, pois há um entendimento de que é possível dobrar a produção de alimentos, sem que para isso milhares de árvores sejam derrubadas. Neste caso, a melhor opção é produzir agricultura nas mesmas áreas utilizadas para a pastagem do gado. 

“Temos potencial, temos maturidade e estamos preparados para continuar no caminho da conservação e produção sustentável”, ressaltou. 

O governador cumpre agenda durante toda a semana na Dinamarca e depois segue para a Escócia, onde participa da Conferência Mundial do Clima, a COP-26. 

Sobre o REM MT

O Programa REM MT (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, do inglês, REDD para Pioneiros) é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2004-2014). 

A iniciativa beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas, bem como fomentar iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Compartilhe