Representantes dos governos da Alemanha e do Reino Unido estarão em Pontal do Araguaia no próximo sábado (20/09), para uma reunião com o prefeito Adelcino Lopo e visita ao projeto desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC).
A agenda integra a Missão de Monitoramento do Programa REM MT, iniciativa internacional de incentivo à conservação das florestas. A comitiva é composta por representantes do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), Embaixada da Alemanha e Embaixada do Reino Unido.
PROJETO DA BIOECONOMIA COM FOCO NO PEQUI
Em Pontal do Araguaia, os financiadores irão conhecer o projeto “Cadeia de Valor da Sociobio no Cerrado e Amazônia com foco no Pequi”, executado pelo CEDAC. A iniciativa busca estruturar uma base sociobioprodutiva em 28 municípios, beneficiando 10 mil famílias.
O projeto apoia comunidades indígenas e agricultores familiares no fortalecimento organizacional, na produção agroecológica e na comercialização de espécies nativas do Cerrado. Uma das ações em destaque é a implantação de uma plataforma industrial da sociobiodiversidade em Pontal do Araguaia, com uma unidade de negócios voltada ao processamento do babaçu, cumbaru, pequi e seus derivados, como óleos, biocarvão e álcool.
A prefeitura do município foi uma parceira importante do Programa REM MT para a realização dessa iniciativa, fazendo a concessão do terreno, onde está sendo construída a plataforma industrial.

Visita de representantes do Programa REM MT na obra da Plataforma industrial em Pontal do Araguaia – Foto: Programa REM MT
MISSÃO INTERNACIONAL EM MATO GROSSO
Além de Pontal do Araguaia, a missão dos financiadores internacionais prevê reuniões com a sociedade civil sobre o Pacto PCI, em Barra do Garças, e encontros com atores governamentais, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).
O Programa REM MT atua no estado desde 2017, apoiando agricultores familiares, comunidades tradicionais, produtores rurais e povos indígenas que contribuem para a conservação da floresta. Na primeira fase (2018–2024), Alemanha e Reino Unido destinaram R$ 247 milhões para execução das atividades.
Em função dos resultados positivos, foi dada a continuidade dos investimentos no estado de Mato Grosso, por meio do Programa REM MT, que na segunda fase (2024–2029), contará com aporte de R$ 171 milhões.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase I do Programa REM MT, foram apoiados 155 projetos, beneficiando 140 organizações sociais, entre elas, 107 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as mais de 500 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 108 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 39 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp) .



