1. Home
  2. »
  3. Agricultura Familiar
  4. »
  5. Lançando Novas Sementes: projeto promove impacto social e ambiental com apoio do Programa REM MT

Notícias

Lançando Novas Sementes: projeto promove impacto social e ambiental com apoio do Programa REM MT

Mais de 90 coletores de sementes florestais da região do Portal da Amazônia são beneficiados com o projeto 

O projeto ‘Lançando Novas Sementes’, apoiado pelo Programa REM MT, impulsiona a coleta de sementes florestais e está transformando a realidade de famílias e comunidades rurais comprometidas com a preservação ambiental. Executado pela Cooperativa Solidária da Agricultura Familiar (COOPERSAF), o projeto tem como foco apoiar as atividades no campo, promovendo o desenvolvimento sustentável.

São 92 coletores(as) de sementes beneficiados diretamente pelo projeto, que é executado em nove cidades do Território Portal da Amazônia, sendo elas: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

A coordenadora do projeto, Valquiria Aparecida Seze, ressalta a abrangência do impacto. “Hoje nós temos mais de 90 coletoras e coletores cadastrados e beneficiados diretamente, mas esse número aumenta, considerando as famílias dos coletores e os beneficiários externos que também participam das atividades”.

O projeto fortalece a atuação da cooperativa e da Rede de Sementes do Portal da Amazônia, financiando assessoria técnica, jurídica, apoio em comunicação por meio da elaboração de um plano de comunicação e marketing e reestruturação do site da cooperativa, além de promover reuniões, encontros e capacitações. 

Os grupos de coletores recebem do projeto equipamentos de coleta, além de balanças digitais e de precisão, peneiras, trituradores e carrinhos plataforma. O projeto contemplado pelo Programa REM MT também prevê atividades que promovem o aumento da visibilidade do papel da mulher dentro da cadeia de sementes florestais.

Após a coleta nos nove municípios do território Portal da Amazônia, as sementes são previamente armazenadas nas casas de sementes locais e depois transportadas para a casa regional, que fica em Alta Floresta. Posteriormente, as sementes são comercializadas, atendendo às encomendas, muitas delas com objetivo de plantio de espécies nativas.

Coletores de sementes da região de Carlinda foram beneficiados com a reforma da casa de sementes e capacitações – Foto: Priscila Soares/Programa REM MT

Por meio do projeto, também foram reformadas três casas de sementes localizadas nos assentamentos  Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Paulo e Nazaré, no município de Carlinda, e em Veraneio, em Nova Canaã do Norte. A agricultora familiar, Antonia Soares, coletora de sementes e assentada da reforma agrária, em Carlinda, falou sobre a importância de receber o apoio do Programa REM MT. “A gente recebe com muito amor, muito carinho e com muita necessidade também, que a gente tem de ser ajudado, porque, se fosse só nosso grupo, a gente não conseguiria construir uma casa que fosse um lugar onde a gente guarda as sementes”.

Ela ainda destaca que o projeto foi um incentivo a continuar na coleta de sementes florestais. “Sem o projeto do REM a gente não teria voltado a coletar sementes e a melhorar a nossa fonte de renda, porque, sem  apoio à cooperativa, apoio de técnicos, reuniões de grupo, seria muito mais difícil”.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E GERAÇÃO DE RENDA 

O projeto não só incentiva a coleta de sementes, como também reforça o compromisso com a preservação ambiental e os coletores de sementes estão engajados nessa pauta. 

No assentamento PDS São Paulo, onde Antonia Soares reside com sua família, há 2.500 hectares, dos quais 1.500 são de floresta nativa, um exemplo de como a união entre conservação ambiental e geração de renda pode ser um modelo de desenvolvimento sustentável.

“A gente chama todo mundo pra responsabilidade, para preservar com a gente, cuidar da natureza com a gente, porque acreditamos que o caminho é esse. O apoio do REM proporciona a possibilidade de manter esses 1.500 hectares de floresta em pé que temos aqui e também a implantação de SAFs de outras agroflorestas que a gente também acha necessário para nossa sobrevivência no campo”, reforça Antonia.

Seu esposo, José Severino de Oliveira, reforça a importância da preservação ambiental. “Assim como vocês contribuem com a gente, se cuidar da floresta, plantar árvores, plantar um SAF, coletar sementes, ajuda de alguma forma, a gente quer fazer isso. É por isso que a gente está aqui”.

Antonia Soares é uma das coletoras de sementes participantes do projeto Lançando Novas Sementes – Foto: Priscila Soares/Programa REM MT

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

Coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Programa REM MT tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, entre em contato com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp).

Por Priscila Soares (REM MT)

Compartilhe
cadeias de valor comunidades tradicionais extrativismo Mato Grosso preservação ambiental Programa REM MT sementes sementes florestais sustentabilidade