O Governo de Mato Grosso tem recebido importantes investimentos, desde 2017, para o combate ao desmatamento ilegal e incentivo à produção sustentável da agricultura familiar, comunidades tradicionais e fortalecimento e apoio aos povos indígenas, por meio do programa REM MT.
O REM foi criado pelo Governo da Alemanha em 2012 e atualmente, em Mato Grosso, conta com o apoio financeiro da própria Alemanha e do Reino Unido. Na primeira fase do programa, que se encerra ao final do primeiro semestre de 2024, foram atendidas 144 organizações sociais, sendo 114 associações ou cooperativas, além de 603 aldeias onde vivem 40 povos indígenas. No total, dos 142 municípios mato-grossenses, 107 foram atendidos.
O REM MT atua em todo o estado, chegando há mais de 600 aldeias no combate ao desmatamento ilegal – Crédito: REM MT
INVESTIMENTOS
Foram investidos na primeira fase mais de 15 milhões de libras (o equivalente a 91 milhões de reais) pelo governo britânico, além de mais 15 milhões de euros (cerca de 80 milhões de reais) pelo Governo alemão. Esse valor investido teve um rendimento, o que possibilitou chegar a um valor total de R$247 milhões de reais. Os recursos da Alemanha e do Reino Unido são administrados pelo Banco de Desenvolvimento KfW, com assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).
Para a segunda fase, o investimento é de 15 milhões de libras (o equivalente a 91 milhões de reais) do governo britânico e 15 milhões de euros (cerca de 80 milhões de reais) adicionais do governo alemão e essa renovação do contrato é resultado do bom desempenho da primeira fase do REM MT.
Governador Mauro Mendes firma parceria com Reino Unido e Alemanha para segunda fase do Programa REM MT – Crédito: Mayke Toscano
FASE 2
Na segunda fase, o REM MT continuará financiando importantes projetos que atuam nos três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal e continuará apoiando outras importantes estratégias, como o Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI).
O PCI capta recursos para o Estado de Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, a recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar, gerando a redução de emissões e sequestro de carbono, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.
Essa e outras estratégias serão continuadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio do programa REM MT, fazendo com que o Estado continue na sua atuação de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável.
RELATÓRIO
Para conferir os resultados da primeira fase clique aqui.
Por Priscila Soares (REM MT)