1. Home
  2. »
  3. Agricultura Familiar
  4. »
  5. Projeto liderado por mulheres agricultoras fomenta a cadeia da banana em Nova Monte Verde

Notícias

Projeto liderado por mulheres agricultoras fomenta a cadeia da banana em Nova Monte Verde

A Associação AMURVERDE é formada exclusivamente por mulheres, agricultoras familiares, que trabalham com a produção de bananas e outras frutas e verduras 

Em mais uma ação de fomento à agricultura familiar e pequenos produtores rurais, o Programa REM MT tem apoiado um projeto que promove o cultivo de bananas em consórcio com outras culturas, nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), no município de Nova Monte Verde. Composto exclusivamente por mulheres, o projeto fortalece a cadeia produtiva da banana e gera oportunidades de renda sustentável para 21 famílias de agricultoras familiares.

A Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Artesãs de Nova Monte Verde (AMURVERDE) está à frente do projeto. Para a produtora rural, Ana Barbosa Ferreira, de 72 anos, a mudança para o cultivo de bananas foi um grande passo: “Antes a gente mexia com café, feijão e arroz, e depois veio o SAF. Começamos a cultivar bananas, e, graças a Deus, deu muito certo. Estamos cultivando há dois anos e a produção está ótima, e plantamos muitas outras frutas e hortas também. Esse projeto foi uma benção de Deus.”

Com o apoio do Programa REM MT, o número de famílias beneficiadas na associação aumentou, como explica a tesoureira do projeto, Rosangela Aparecida dos Santos Silva: “Antes, apenas 9 famílias eram contempladas com SAFs, e aumentamos para 21. Muitos produtores tinham dificuldade com irrigação e o projeto ajudou eles. Melhoramos a produção e as vendas, porque nos SAFs a gente pode cultivar também outros produtos que produzem primeiro que a banana e outras frutas que geram renda mais rapidamente”

Rosangela Aparecida dos Santos Silva é tesoureira do projeto e agricultora familiar beneficiada pelo Programa REM MT – Foto: Priscila Soares/Programa REM MT


O projeto não só melhorou a produção, mas também as condições de trabalho das agricultoras. Neuza Scalzer, de 64 anos, agricultora e proprietária do Sítio Santa Luzia, relata: “O apoio do Programa REM MT nos deu mais ânimo. Com essa ajuda, produzimos mais e conseguimos atender a demanda, o que aumentou nossa renda mensal”.

O projeto, que tem um investimento total de R$918 mil, já proporcionou a compra de mudas de banana, laranja, poncã, limão, cupuaçu, acerola, pupunha, açaí e graviola. Também foram adquiridos materiais para a instalação de sistemas de irrigação nas propriedades das famílias beneficiárias, e equipamentos para a construção de uma cozinha industrial. Está prevista a finalização da reforma da sede, que permitirá o processamento de frutas, fabricação de doces, conservas, chips de banana e a venda in natura, além da instalação de câmaras frias e pontos de armazenamento para otimizar o escoamento da produção.

EMPODERAMENTO FEMININO NO CAMPO

A AMURVERDE, composta por 35 associadas, é um exemplo de empoderamento feminino no campo. As mulheres tomam todas as decisões dentro da associação e estão trabalhando na produção orgânica e sustentável, junto às suas famílias. Um dos objetivos do projeto também é o de reduzir o impacto ambiental, com práticas de plantio menos poluentes e de menor degradação do solo.

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

Coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Programa REM MT tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, entre em contato com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp).

Por Priscila Soares (REM MT)

Compartilhe
agricultoras banana cadeias de valor comunidades tradicionais Mato Grosso mulher povos tradicionais preservação ambiental Programa REM MT sustentabilidade