Programa irá investir cerca de R$2,6 milhões de reais na instalação das placas de energia solar na secretaria
O Programa REM MT em mais uma ação em prol da sustentabilidade e do apoio às entidades que trabalham pela preservação ambiental e combate ao desmatamento, destinou recursos para a obra de implantação de energia solar na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-MT).
A energia solar possui diversos benefícios, principalmente, com relação a economia e sustentabilidade, sendo uma fonte de energia renovável, não poluente. A obra para a instalação das placas solares na SEMA já teve início e tem previsão de finalização no início do próximo ano.
O projeto foi pensado para beneficiar o órgão não só com uma energia mais limpa, mas também, com a instalação das placas no estacionamento, que servirão como uma cobertura para os carros dos servidores e colaboradores, como explica a Técnica de Desenvolvimento Econômico Social e Coordenadora de Patrimônio e Almoxarifado da SEMA, Dayane Viana.
“Instalar uma cobertura de estacionamento com placas fotovoltaicas foi uma das melhores decisões. Além de proteger os veículos dos servidores contra o sol e as intempéries, as placas solares geram energia limpa e renovável, contribuindo significativamente para a economia na conta de energia elétrica desde o primeiro mês. É uma ação pensando em sustentabilidade, que alia funcionalidade e consciência ambiental”, enfatiza.
Obra de instalação das placas solares está em andamento e será utilizada também como uma cobertura para os carros no estacionamento – Foto: SEMA-MT
O apoio do Programa REM MT para a execução dessa obra está alinhada às diretrizes do programa, que fomenta e financia projetos que promovem práticas sustentáveis e mais conscientes. O Coordenador do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes do REM MT, Elton Antonio da Silveira, enfatizou a importância dessa obra de melhoria para a secretaria.
“É propósito do Programa REM apoiar iniciativas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, neste caso, apoiar a SEMA no uso de energia limpa aliada a redução dos custos com o pagamento de energia elétrica, o que irá liberar mais recursos orçamentários para aplicação na proteção ambiental. No total estima-se que o sistema poderá gerar até 845.000kWh/ano ou 70.000kWh/mês.”, explica Elton.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Por Priscila Soares (REM MT)