Cases de sucesso e novas estratégias para o combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso vão produzir discussões potentes no Seminário Políticas Públicas Inovadoras, Comando e Controle e Mudanças Climáticas, nos dias 10 e 11 de outubro, no hotel Delmond, em Cuiabá. Promovido pelo Programa REM MT, o seminário vai reunir os principais nomes da preservação e combate aos crimes ambientais, para inspirar ainda mais Mato Grosso a seguir na manutenção da floresta em pé e a minimizar as mudanças climáticas. O evento é fechado para convidados.
Entre os palestrantes estará o pesquisador Sênior e co-fundador do IPAM, Paulo Moutinho, que estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Com foco na Amazônia mato-grossense, Paulo vai abordar como o desmatamento da floresta não é só um problema ambiental, mas também econômico.
Paulo Moutinho estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e seus habitantes (Foto: IPAM)
Representantes do Ibama e Sema-PA também vão apresentar os casos de sucesso em confrontos com criminosos ambientais, para que Mato Grosso se inspire e considere essas estratégias.
Outro destaque do seminário é a palestra da delegada da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), Liliane Murata, que vai falar sobre a Operação Cordilheiras, deflagrada em março deste ano, para apuração de ilícitos ambientais ocorridos em fazendas na região do Pantanal mato-grossense. A Operação Cordilheira teve início no ano passado, quando a Dema recebeu denúncia sobre desmatamento provocado pelo uso irregular de agrotóxico, conhecido como “desmate químico”, em fazendas situadas no Pantanal mato-grossense.
Também subirão ao palco do seminário:
– O secretário executivo da Sema-MT, Alex Marega, para falar sobre o PPCDIF/MT e estratégias inovadoras;
– A Assessora Técnica do Comitê de Monitoramento e Planejamento Estratégico para Fiscalização (CFISC) da SEMA-PA, Andrea Coelho, para falar sobre Selo Verde e monitoramento ambiental;
– A coordenadora-Geral de Fiscalização IBAMA, Carolina Bastos, para falar sobre Casos inovadores e de sucesso do IBAMA nacional;
– A Técnica em Gestão de Meio Ambiente da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC) da SEMA-PA, Hellem Cristina Teixeira Rodrigues, para falar sobre inteligência ambiental.
USO DE AGROTÓXICO PARA DESMATE
Outro tema polêmico que será tratado no seminário será o uso de agrotóxico no desmatamento ilegal. Para “disfarçar” o desmatamento, criminosos estão usando além do fogo ou derrubada de árvores, o uso de agrotóxico com função desfolhante. A prática ilegal vai ser explicada por auditor fiscal agropecuário federal do Mapa, Júlio Cesar Alves de Lima.
COMBATE E CONTROLE EM MT
Com o apoio do Programa REM MT, por meio do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (FIPPE), Mato Grosso se tornou o primeiro estado a criar gerenciamentos de alertas, após aperfeiçoar a aplicação de multas e o monitoramento de crimes ambientais, pela Plataforma de monitoramento via satélite Planet.
Também foram obtidos os softwares SIGA Autuação, Responsabilização e Arrecadação – aquisições que ocorreram pelo Programa REM MT. Será abordado pela SEMA – Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate Desmatamento, como se dará o uso do sistema de gerenciamento Siga Alertas.
Para o FIPPE e suas aquisições, o REM MT investiu R$ 81 milhões. Desses, R$ 38 milhões foram aplicados na modernização do monitoramento da responsabilização ambiental, logística e integração das instituições de fiscalização.
Embaixadores da Noruega e Finlândia vieram conhecer de perto as tecnologias e ações de combate e controle do desmatamento da Sema, que tiveram apoio do Programa REM MT (Foto: Secom)
SAVE THE DATE
Seminário Políticas Públicas Inovadoras Comando e Controle e Mudanças Climáticas
Data: 10 e 11 de outubro de 2023