A produtora rural Ana Aparecida Rossi viu a qualidade da sua produção de café crescer depois que entrou para a Associação Comunitária Rural Sol Nascente (ACRSN), em Alta Floresta, por meio do projeto de capacitação apoiado pelo REM MT “Ampliando oportunidades de mercado para negócios comunitários da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais em Mato Grosso”, a associação tem apoiado Ana Aparecida e outras 60 famílias a desenvolverem atividades para o fortalecimento e resiliência no campo.
Segundo a produtora, além de aumentar a qualidade da produção, participar do projeto também incentivou o interesse de mulheres e jovens nas decisões da associação.
“A participação da ACRSN neste projeto abriu novos horizontes e possibilidades de ampliação para atuação, propiciando a participação em cursos de capacitação e incentivos nos trabalhos desenvolvidos pela ACRSN. Mudanças foram acontecendo, desde a participação de maior número de mulheres e jovens nos trabalhos e decisões da ACRSN até uma percepção de resiliência social e ambiental pelo grupo envolvido nas atividades”, comenta.
Dia de campo (Foto: arquivo pessoal)
O projeto é apoiado pelo Programa REM MT e executado pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), contando com uma infinidade de parceiros. O aprendizado dos participantes se baseou nos 3 eixos do projeto: modelagem de negócios, acesso à crédito e acesso a mercados.
Dentre a metodologia, foram aplicados modelagem e construção dos planos de ação, aprimoramento das ações de gestão produtiva, administrativa financeira e comercial, promovendo a cultura de planejamento dentro das organizações.
De acordo com o coordenador da Conexsus no Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários, André Ramos, 32 associações e cooperativas de Negócios Comunitários de Impacto Socioambiental (NCIS) participaram do projeto, sendo 23 associações e 9 cooperativas. Dentre elas, 3 associações são indígenas.
Projeto de capacitação apoiado pelo REM MT fortalece a agricultura familiar de Mato Grosso (Foto: Lenine Martins/Gcom-MT)
No entanto, os NCIS possuem mais de 950 associados em suas bases produtivas. Frutas, legumes e hortaliças são alguns dos produtos que essas famílias produzem e estão sendo beneficiadas pelo projeto.
“Em geral, esses NCIS produzem alimentos in natura ou minimamente processados, como por exemplo, frutas (polpas), hortaliças, legumes, pimenta, mel, leite e derivados, panificados, ovos, entre outros produtos alimentícios, e praticam extrativismo de castanha do Brasil, além da produção de artesanato, mudas de plantas e borracha. Também praticam produção animal de aves e peixe”, detalha André.
André Ramos é Coordenador de Cerrado e Caatinga – Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários da Conexsus (Foto: Arquivo pessoal)
André Ramos pontua que o projeto possibilitou que as famílias ampliassem o seu modelo de negócio, realizando mais parcerias e fortalecendo a comunidade local.
“O objetivo geral do projeto era ampliar a capacidade das organizações comunitárias de impacto socioambiental do Mato Grosso de concretizar novas oportunidades comerciais, fortalecendo a resiliência social e ambiental em territórios do estado”, conta.
Produtos entregue e fase final
A Conexsus fez um breve resgate das atividades realizadas com os parceiros e NCIS nas áreas de modelagem de negócios, acesso a crédito rural e acesso à mercados.
Todos os produtos já foram entregues e o projeto se encaminha para a fase final, prevista para julho deste ano. São os produtos:
– Oficina de Modelagem de Negócios Comunitários de Impacto Socioambiental (NCIS)
– Elaboração, execução, monitoramento e avaliação de planos de ação para o desenvolvimento de NCIS
– Estudos de inteligência de mercado / Pesquisas de mercado
– Assessoria para qualificação dos produtos para comercialização
– Elaboração de painel em Power BI com a sistematização de produtos prontos para comercialização de 14 NCIS, com acesso online, que poderá seguir sendo atualizado e tornar-se instrumento acesso à informação por parte de diferentes atores envolvidos no ecossistema de apoio ao desenvolvimento de NCIS (os próprios NCIS, entidades de apoio, governo e empresas compradoras).
– Prospecção de NCIS ligados à UnicafesMT para acessar crédito junto ao Fundo Conexsus. Elaboração de projeto de crédito e concessão de crédito para 1 NCIS. Entrada de 2 NCIS no programa de Assessoria do Fundo Conexsus.
– Apoio ao processo de assessoria feito pelo ICV para obtenção de crédito rural por agricultores familiares e extrativistas junto ao SICREDI
Partners
Entre os parceiros do projeto de capacitação, estão o Instituto Socioambiental (ISA) – referência no trabalho com associações de povos indígenas do Território Indígena do Xingu, o Instituto Centro de Vida (ICV) – referência no trabalho com agricultores familiares do noroeste do Mato Grosso e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso (Unicafes-MT) – referência no trabalho com associações e cooperativas da agricultura familiar e do extrativismo de todo o estado de MT.