A coordenadora do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros), Lígia Vendramin, recebeu, nesta terça-feira (26), a Medalha Mérito Protetor Ambiental, uma das mais altas honrarias do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Mato Grosso. A medalha é concedida às personalidades que fazem a diferença em prol da conservação ambiental no Estado.
Para Lígia, a homenagem representa um esforço coletivo que a equipe do REM MT tem feito para ajudar o Goveno do Estado a combater o desmatamento ilegal, preservar as florestas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (gee) que superaquecem o planeta.
“Esse reconhecimento é muito importante, porque ele destaca o esforço desse coletivo no combate ao desmatamento. É um reconhecimento que chega para mim, que sou uma técnica. Então, no final das contas, ele representa a importância de cada servidor público do Estado no combate aos crimes ambientais”, enfatiza.
PARCERIA
Em relação à parceria entre o REM MT e o BPMPA, a coordenadora destaca que o programa tem feito investimentos que possibilitaram o aumento da produtividade do órgão na atuação em campo.
“Nesses últimos anos o REM investiu na reestruturação da sede do Batalhão e no pagamento de diárias para fiscalização. Para atuar em campo, os agentes também utilizaram o serviço de locação de veículos disponibilizado pelo Programa. São fatores que contribuíram substancialmente para melhores condições de trabalho dos policiais”, detalha Lígia.
Sobre o REM MT
O Programa REM MT (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, do inglês, REDD para Pioneiros) é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2004-2014).
A iniciativa beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas, bem como fomentar iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.
(FUNBIO).