Técnicas de integração lavoura e pastagem em alternativa à pecuária extensiva. É essa experiência de sucesso de produção sustentável, que será mostrada aos produtores e demais interessados no evento “Dia de Campo”, na Fazenda Vale do Arinos, no município de Juara-MT, no próximo dia 13 de agosto.
Por lá, a família Dalpiaz tem conseguido reverter um processo histórico de degradação ambiental promovido pela pecuária extensiva, por meio de técnicas de integração lavoura-pecuária. Para se ter uma ideia, neste ano, a família já recuperou 56 hectares de áreas degradadas com o cultivo do milho e do capim Capiaçu. Essas culturas, além de gerar nutrientes para um solo, que estava praticamente morto, também servem de geração de renda extra e alimento nutritivo para o gado, principalmente no período da seca.
São essas e outras experiências que serão mostradas, durante o Dia de Campo, aos demais produtores, pesquisadores e técnicos extensionistas da região de Juara, ao Noroeste do Estado. Região essa tão sensível no que se refere ao tema desmatamento.
O credenciamento para participar do evento será feito na hora. “A gente faz a divulgação nos grupos [de Whatsapp] e todos os técnicos [extensionistas da Empaer] que vão à campo, já conversam com os produtores sobre a importância do evento”, explicou José Aparecido, coordenador regional da Empaer-MT em Juína.
O projeto
O lógica de produção na Fazenda Vale do Arinos começou a mudar a partir do projeto do Subprograma Produção, Inovação e Mercados Sustentável (PIMS), do REM Mato Grosso, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).
A partir do projeto, foi elaborado um plano de ação que mapeou os principais gargalos econômicos, ambientais e sociais da fazenda. Dessa forma, a propriedade se transformou em uma das oito Unidades de Referência Técnica (URT), em produção sustentável, voltadas à pecuária de pequeno e médio porte, da região Noroeste de Mato Grosso, no bioma amazônico.
Ao todo, o REM MT investe R$ 4,2 milhões no projeto de parceria com a Empaer-MT, que busca otimizar, de modo sustentável, a capacidade produtiva da pecuária de corte na região, por meio das URTs e também através de recursos para fortalecer os serviços de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural] realizados pelos técnicos da Empaer em 1.423 propriedades, situadas nos municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juara, Juruena e Nova Bandeirantes.
Programação
O Dia de Campo na Fazenda Vale do Arinos contará com uma programação extensa de palestras voltadas à implantação de tecnologias, visando a integração da lavoura com a pecuária, bem como a recuperação de pastagens.
A partir das 7h, os presentes farão o credenciamento do evento. Já a abertura do Dia de Campo está prevista para iniciar às 8h.
Às 8h30, ocorrerá a primeira palestra denominada de “Programa REM MT: conceitos e ações no desenvolvimento agropecuária em Mato Grosso”.
Em seguida, por volta das 9h, os especialistas do Dia de Campo se debruçam sobre o tema “BRS Capiaçú: manejo e estratégias de produção para alimentação de bovinos de corte”.
E por fim, a última palestra do dia terá como título a “Regularização ambiental e estratégias de restauração florestal”. O Dia de Campo se encerra com um almoço, previsto para às 11h.
A realização do evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Juara, Agromont, Sicredi, AgriSciences, Casa do Criador, e a empresa de máquinas agropecuárias CASE.