1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. ‘Experiência exitosa do REM MT é referência para os demais estados brasileiros’, avalia diretora da…

Notícias

‘Experiência exitosa do REM MT é referência para os demais estados brasileiros’, avalia diretora da GIZ

 

O Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros) recebeu, no último dia 29 de novembro, a visita da nova diretora da cooperação técnica alemã GIZ [Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit], Alicia Spengler.O encontrou serviu para Alicia estreitar os laços junto aos coordenadores do REM, bem como discutir as novas parcerias que estão por vir entre as duas organizações, em especial, o desenvolvimento de políticas públicas para agricultura familiar de povos e comunidades tradicionais. 

Alicia Spengler avalia que trabalhar essas ações específicas será um dos “grandes desafios” dessa nova fase de parcerias com o REM. Ela ponderou que o projeto bilateral da GIZ junto ao Governo de Mato Grosso tem sido fundamental para facilitar esse processo, no sentido de garantir políticas públicas para um público tão específico.   

“Essa aproximação a nível subnacional favorece ações mais aderentes com a realidade local, extremamente importantes para garantir os direitos dos povos indígenas e às comunidades tradicionais.  A experiência exitosa do Programa REM no estado de Mato Grosso merece destaque no cenário brasileiro e inspira a GIZ a apoiar a troca de conhecimentos com outros estados”, salienta. 

Um dos coordenadores do Subprograma Agricultura Familiar de Povos e Comunidades Tradicionais (AFPCTs), Leonardo Vivaldini, detalha que atualmente esse público é atendido pelo Programa por meio da AFPCTs. No entanto, foi detectado que essas comunidades possuem especificidades em seus modos de produção, em relação à agricultura familiar convencional, cujo foco é mais voltado para as questões comerciais. 

“Dessa forma a GIZ irá promover essa consultoria com objetivo de ajudar o REM a  construir um projeto robusto, que seja capaz de entender e contemplar as principais necessidades dessas comunidades, no âmbito da agricultura familiar”, enfatiza.  

Reunião entre GIZ e REM MT ocorreu na sede dos Conselhos de Meio Ambiente localizada na estrutura da Secretaria
de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT)

Elton Silveira, um dos coordenadores do Subprograma Fortalecimento Institucional (SFI) do REM MT, acrescenta que essa consultoria já ocorreu, por exemplo, para desenvolver as ações do Subprograma Territórios Indígenas (STI).

“Para criar o subprograma STI era necessário realizar uma consultoria junto aos povos indígenas. Nós não fazíamos ideia por onde começar. Foi aí que os técnicos da GIZ saíram a campo e promoveram uma série de encontros, com diferentes povos em diferentes localidades de Mato Grosso para desenvolver o subprograma que hoje promove políticas públicas para apoiar os indígenas na preservação e autonomia de seus territórios”, recorda Silveira. 

 Quem também participou da reunião com a nova diretora da GIZ foi o secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral. Ele destaca que a GIZ atua pelo mundo prestando cooperação técnica para a conservação das florestas, bem como a utilização de seus recursos de maneira sustentável.  

À esquerda, Alicia Spengler, nova diretora da GIZ, durante reunião com a coordenação do REM MT. Crédito REM MT

“Todo esse conhecimento será fundamental nesse novo projeto que a GIZ pretende desenvolver com a agricultura familiar de Mato Grosso. Penso que será uma grande parceria, principalmente no fortalecimento de assistência técnica e extensão às famílias do campo”, avalia o gestor. 

A GIZ presta  assessoria técnica para auxiliar o Programa REM Mato Grosso a desenvolver diferentes projetos que visam a preservação e manutenção das florestas do estado, bem como a redução das emissões de gases de efeitos estufa (gee) na atmosfera do planeta. 

Trata-se de uma organização alemã focada em projetos de preservação ambiental em 120 países no mundo todo. Ela foi contratada pelo KfW, o banco público alemão que é um dos financiadores do REM MT juntamente com o governo do Reino Unido.

 

Compartilhe