A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade – COP16 acontece em Cali, na Colômbia
O Programa REM MT marca presença na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade – COP16, que teve início no dia 21 de outubro e vai até o dia 1º de novembro em Cali, na Colômbia. O evento tem como objetivo principal a criação de um pacto internacional para reverter a perda de biodiversidade até 2030, com a definição de 23 metas que visam colocar a natureza em um caminho de recuperação, beneficiando o planeta.
Representando o Programa REM MT estarão presentes na COP16 o coordenador do Subprograma Territórios Indígenas, Marcos Antônio Camargo Ferreira, e a coordenadora dos subprogramas Agricultura Familiar e Povos e Comunidades Tradicionais e Produção Sustentável, Daniela Melo.
Os representantes do REM MT na conferência apresentarão, no dia 29 de outubro, os principais resultados do REM em Mato Grosso e como o programa contribui para a preservação da biodiversidade no estado. Os coordenadores também participarão de outros painéis em contribuição com representantes de outros programas de REED+ jurisdicional, o REM Colômbia, REM Acre e REM Equador.
Segundo Marcos Antônio Camargo Ferreira, esse é um momento importante para o Programa REM MT demonstrar seus resultados para a comunidade internacional: “Esse é o evento de maior relevância sobre a biodiversidade, onde apresentaremos o REM MT e suas experiências em conservação e desenvolvimento sustentável para a comunidade internacional. Falaremos sobre os projetos que desenvolvemos em Mato Grosso, sempre alinhados à preservação da floresta e dos povos e comunidades tradicionais”.
Daniela Melo e Marcos Antonio participam da COP16 demonstrando os resultados e perspectivas do Programa REM em Mato Grosso
Daniela Melo destacou a importância do evento: “A participação na COP16 é uma oportunidade para apresentarmos os resultados alcançados pelo Programa REM MT, especialmente no que diz respeito ao apoio às comunidades locais e tradicionais. Temos trabalhado para promover a inclusão socioeconômica dessas populações, aliando a conservação ambiental com o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis. Iniciativas como essas, contribuem para a diminuição do desmatamento na Amazônia, preservando um dos biomas mais importantes do planeta”.
Com a participação do REM MT na COP16, o programa reforça o papel de Mato Grosso como referência global na luta contra o desmatamento. Sendo o único estado brasileiro que abriga três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal, Mato Grosso faz esforços para integrar o desenvolvimento sustentável à conservação ambiental, gerando benefícios duradouros tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Por Priscila Soares (REM MT)