O Programa REM MT (REDD Early Movers Mato Grosso, em português, REDD para Pioneiros), junto com seu gestor financeiro, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), estão contratando uma empresa para capacitar profissionais envolvidos em todo o processo do Manejo Florestal Sustentável em Mato Grosso, desde sua concepção até o fim da exploração.
O objetivo do Plano de Capacitações é reduzir os erros e minimizar os danos da intervenção na floresta, garantindo a sustentabilidade na conservação dos usos dos recursos naturais. A madeira do manejo florestal sustentável é uma das commodities apoiadas pelo subprograma Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis (PIMS), do REM MT.
O subprograma se concentra em implementar capacitações em exploração de impacto reduzido, contemplando as principais etapas do manejo florestal, desde sua concepção, planejamento do projeto, inventário, exploração até a estocagem. Os temas abordados nos cursos serão técnicas pré-exploratórias, identificação botânica das 50 espécies mais comercializadas em Mato Grosso, técnicas de cortes especiais com a utilização de motosserra, planejamento de infraestrutura e planejamento de arraste.
PRÉ-REQUISITOS
Para garantir a qualidade e eficiência dos serviços a serem executados, a contratada deverá disponibilizar como equipe mínima, o seguinte arranjo:
– 02 (dois) profissionais com formação acadêmica em Biologia, Engenharia Florestal ou Agronomia, e Pós Graduação na área de botânica, com conhecimento prático em identificação dendrológica e experiência em ministrar cursos nessa área, devidamente comprovados, com no mínimo 03 (três) anos de atuação;
– 01 (um) operador de motosserra, com no mínimo 03 (três) anos de atuação;
– 01 (um) operador de máquinas pesadas, com no mínimo 03 (três) anos de atuação;
– 02 (dois) auxiliares de campo, sendo um deles obrigatoriamente formado como técnico de coleta (escalador), com no mínimo 03 (três) anos de atuação.
O PIMS também contribuiu com a adequação do SISFLORA 2.0, plataforma de comércio e transporte de produtos de origem florestais que contempla a cadeia de custódia da madeira de Mato Grosso – e também ofereceu uma capacitação de identificação botânica para 45 analistas da SEMA.
A SELEÇÃO
A seleção seguirá a modalidade de preço ampla nacional, de acordo com os Procedimentos Operacionais de Compras e Contratações do Funbio.
Além disso, a data e horário limite de acolhimento das propostas será no dia 10 de fevereiro de 2023, às 12h.
Para saber mais, acesse o site do Funbio.