Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (01.07), a sede do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT). Localizado na região central de Cuiabá, o quartel será estratégico para as ações de planejamento, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo Estado. O Programa REM Mato Grosso investiu cerca de R$ 500 mil na infraestrutura da obra.
Para Lígia Vendramin, coordenadora do REM MT, as ações do BEA vão ao encontro dos principais objetivos do Programa, que é a redução das emissões de gases de efeito estufa (gee).
“O batalhão é o principal órgão do Estado no combate aos incêndios florestais. E os incêndios aumentam as emissões de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa. Então, é fundamental a estruturação do BEA, que atua diretamente no enfrentamento desse problema”, destacou a gestora, que participou da inauguração da sede do batalhão, que é ligado ao Corpo de Bombeiros.
Lígia Vendramin, coordenadora do REM MT. Foto: REM MT
A comandante do BEA, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jusciery Marques, também destacou o apoio do REM MT para viabilizar o empreendimento. “O Programa atuou de maneira efetiva durante a reforma do prédio. Foram recursos fundamentais para reforma do telhado, instalação da rede elétrica e a compra de mobílias e computadores para estruturarmos a Sala de Situação, da onde monitoramos todos os focos de incêndio no Estado”, destacou.
O governador Mauro Mendes, que também esteve na inauguração, ressaltou que a nova estrutura do BEA “servirá para atender todo Mato Grosso, na prevenção e combate aos incêndios florestais”.
Já a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, observou que o apoio institucional do REM MT tem sido fundamental nos últimos tempos, no sentido de estruturar ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. “O REM MT tem nos ajudado a dar mais condições para que esses órgãos, que estão lá na ponta, desenvolvam seu melhor trabalho no combate aos ilícitos ambientais”.
A sede do BEA está localizada na esquina das avenidas Dom Bosco e Dom Aquino, em Cuiabá. Além da inauguração da nova estrutura, o evento contou com a promoção de 148 militares que alcançaram ascensão na carreira. Também participaram das cerimônias, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges.
Investments
A reforma do prédio que hoje abriga a sede do BEA demorou mais de dois anos para ser concluída. Os recursos do REM MT foram aplicados na reforma do telhado, na instalação da rede elétrica e da rede lógica, para o funcionamento da internet.
Para a Sala de Situação, o REM contribuiu com a aquisição de equipamentos de última geração, que ajudam na detecção rápida dos focos de calor e com monitores de 55 polegadas, que formam o painel de monitoramento dos incêndios florestais. Ao todo, os investimentos foram na ordem de R$ 500 mil.
Além da estrutura física, a coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional, Franciele Nascimento, destaca que o REM MT investe de forma contínua no BEA, por meio da compra de equipamentos de tecnologia e combate aos incêndios florestais, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Por Marcio Camilo