1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. COMUNICADO: Análise de projetos para beneficiar comunidades indígenas está na reta final

News

COMUNICADO: Análise de projetos para beneficiar comunidades indígenas está na reta final

O REM MT informa que daqui a duas semanas divulgará os projetos aprovados nos dois editais do Subprograma Territórios Indígenas (STI). Marcos Ferreira, coordenador do STI, destaca que, ao todo, o REM MT recebeu mais de 50 projetos com objetivo de apoiar ações de fortalecimento da medicina tradicional, da segurança alimentar e da gestão territorial de comunidades indígenas em todo Mato Grosso. 

Diante do número elevado de iniciativas, Ferreira explica que o comitê, que analisa os projetos, precisou de mais tempo para apresentar suas conclusões.

“A demanda de trabalho foi tanta, que o comitê precisou dividir a análise em três lotes. Dois já foram concluídos e o terceiro será finalizado nos próximos dias. Acredito que a divulgação dos projetos aprovados deva sair até a primeira quinzena deste mês (julho)”, afirma o gestor. 

A primeira chamada de projetos do Subprograma Territórios Indígenas do REM MT foi considerada um sucesso pelos organizadores. O processo foi concluído em abril deste ano e mobilizou diferentes organizações socioambientais em prol das causas indígenas. 

Ao todo, os editais prevêem investimento de R$10,1 milhões. O recurso irá financiar os projetos de fortalecimento sociocultural, sustentabilidade e meio ambiente, vigilância e monitoramento dos territórios, produção e coleta para segurança e soberania alimentar e nutricional, geração de trabalho, renda e comercialização, gestão territorial e ambiental dos territórios indígenas, infraestrutura das aldeias, mulheres, equidade de gênero e prevenção e combate a incêndios florestais.

Os recursos para apoiar os projetos são oriundos do Governo Alemão, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e pelo Governo do Reino Unido – através do Departamento Britânico para Energia e Estratégia Industrial (BEIS). Estes recursos serão geridos pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que é o gestor financeiro do Programa REM MT. 

 

Por Marcio Camilo
edição: Mariana Vianna

Compartilhe