O REM-MT irá entregar ao Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT) 100 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para auxiliar os povos indígenas de Mato Grosso que fazem o combate prévio aos incêndios florestais em seus territórios. O ato de entrega será realizado nesta quinta-feira, a partir das 8h, na sede do BEA – antigo prédio que abrigou a Escola Estadual Barão de Melgaço, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
O coordenador do Subprograma Territórios Indígenas (STI) do REM MT, Marcos Ferreira, explica que os indígenas vão receber mais de mil itens de EPIs, entre fardamento completo, com mochilas de hidratação, balaclava, coturnos, luvas, capacetes, redes e barracas.
“Esses equipamentos serão fundamentais na primeira resposta aos incêndios florestais nos territórios. Para se ter uma ideia, antes, esses voluntários, que são os próprios indígenas, estavam combatendo as chamas sem nenhuma proteção, e conforme alguns relatórios fotográficos, apenas de short e sandália. Desta maneira, conforme definido na Comissão de Governança do Subprograma Territórios Indígenas do REM-MT, esses equipamentos foram adquiridos e serão disponibilizados no sentido de dar o mínimo de proteção a essas pessoas, antes da chegada das forças oficiais, para o combate mais efetivo dos incêndios”, destaca Ferreira.
As forças oficiais citadas pelo gestor são compostas especialmente pelo Prevfogo do Ibama e, quando solicitado apoio dos povos indígenas ou das agências oficiais, do Corpo de Bombeiros, por meio do BEA-MT. O BEA também tem sido procurado por grupos de indígenas para aprender e ter noção da primeira reação nos casos de incêndios que ameacem suas casas ou aldeias, principalmente no atual período de estiagem das chuvas, em que o clima fica mais seco, e há aumento da probabilidade de ocorrência de incêndios florestais.
Ferreira salienta ainda que dos 100 EPIs, 70 serão destinados às sete regionais indígenas, que são coordenadas pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt). As regionais estão distribuídas por todo território do Estado e são as seguintes: Cerrado/Pantanal; Kayapó Norte; Médio Araguaia; Noroeste; Xavante; Vale do Guaporé; Xingu. Já o restante dos EPIs (30) ficarão sob a responsabilidade do BEA, que irá distribuir os equipamentos de acordo com a necessidade e urgência dos povos indígenas.
Além do coordenador do STI/REM MT, a entrega dos EPIs contará com a presença da comandante do BEA-MT, a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Estado, Jusciery Marques; e da coordenadora do Subprograma de Fortalecimento Institucional (FIPPE) do REM MT, Francieli Nascimento.
Por Marcio Camilo
edição: Mariana Vianna